Para instalar um aquecedor solar de água deve saber que o sistema é composto por 2 elementos principais: os coletores solares e o acumulador, chamado de Boiler. Os coletores são colocados no exterior e permitem recolher o calor da radiação solar para aquecer a água (não devem ser confundidos com os painéis “fotovoltaicos” que transformam luz em eletricidade), enquanto o Boiler é instalado dentro de casa e é usado para armazenar a água aquecida pelos coletores.

Esses dois elementos são conectados por meio de um circuito hidráulico.

Não se esqueça que um sistema de aquecimento por energia solar não é totalmente autônomo. Para dias sem sol, é necessário ter um aquecedor de água convencional como suporte.

Qual pode ser a localização?
Em primeiro lugar, é necessário saber se existe um local adequado para a instalação do Boiler, mas acima de tudo é necessário encontrar o local ideal para os coletores solares.

Este local de 2-6 m2 (dependendo das necessidades) deve ser orientado para o sul (de sudeste para sudoeste) e estar livre de sombras de árvores ou outros edifícios quando o sol está mais baixo acima do horizonte (no inverno) .

Os coletores podem ser fixados em uma cobertura, terraço, no solo ao lado da casa ou na fachada e inclinados em torno de 45 ° (de 30 ° a 60 °) para receber a melhor radiação solar possível.

Em qualquer caso, eles não devem deteriorar a aparência ou o funcionamento da casa. A este respeito, não existe qualquer problema de autorização para instalação de sistema de aquecimento a energia solar, exceto em alguns locais abrigados. Em qualquer caso, é melhor informar a Câmara Municipal do seu município, caso seja necessário solicitar uma licença de construção. No caso de uma construção nova, recomenda-se prever a integração dos coletores na cobertura, ou como elemento arquitetônico, como uma cobertura por exemplo. Os coletores devem ser considerados nos projetos de construção

Para mais informações, leia o artigo: Instalação de coletores solares

Que tipo de sistema escolher?
Existem vários tipos de sistema de aquecimento solar de água, mas alguns não são adequados para determinados climas devido ao risco de geada. Assim, um sistema projetado para utilizar um fluido anticongelante é necessário para transportar o calor dos coletores para o tanque de armazenamento. A água sanitária é aquecida por meio de um trocador de calor dentro do tanque. Esses métodos e boilers não são comuns no Brasil.

Pode escolher entre três sistemas diferentes:

A. O aquecedor solar de água “monobloco”

B. o aquecedor solar de água “termossifão” com elementos separados

C. Aquecedor solar de água com elementos separados inclui bomba e sistema de regulação

R. O aquecedor solar de água “monobloco” conecta os coletores e o tanque em um único componente. Seu funcionamento é autônomo e sua instalação muito simples. Com efeito, basta ligar o abastecimento de água fria e ligar a saída de água quente a uma torneira.

É o aquecedor solar de água mais barato possível e é usado em grande número no mundo. As desvantagens devem-se ao depósito que fica do lado de fora com os coletores: As perdas térmicas podem ser significativas e sua integração arquitetônica é mais difícil. É especialmente adequado para uso em áreas de verão.

B. O aquecedor solar de água “termossifão” com elementos separados.
Termossifão significa que a circulação de calor passa dos coletores para o acumulador naturalmente sem bomba ou outro dispositivo, graças às diferenças de temperatura. Para isso, é imprescindível colocar o tanque mais alto que os coletores e os circuitos hidráulicos devem estar perfeitamente instalados para facilitar a termocirculação.

O funcionamento deste tipo de aquecedor solar de água é muito simples e os riscos de avarias são baixos. Os custos são limitados e os resultados, especialmente em regiões ensolaradas (como a Andaluzia), são excelentes (ver Glossário: Termossifão).

solar-mixed-solar-system-scheme.jpg

instalar aquecedor solar de águaC. O termoacumulador solar com elementos separados, com bomba e regulagem.

Este tipo de sistema de aquecimento solar de “circulação forçada” é adequado para todas as configurações. Assim, o acumulador pode ser instalado em uma adega, subsolo ou longe dos coletores.

É mais caro do que os sistemas anteriores devido ao equipamento adicional. Com efeito, é necessária uma bomba para transferir o calor dos coletores para o acumulador, bem como um sistema de regulação eletrónica para ligar e desligar a bomba nos momentos adequados. A maioria dos fabricantes propõe um “grupo de transferência” que agrupa todos esses equipamentos conectados.

Qual Boiler escolher?
É difícil comparar objetivamente o equipamento solar. Mesmo as características técnicas e o respeito às diferentes normas não são suficientes para avaliar os resultados de forma simples. Como instalador de prescrições ou consumidor final, é útil conhecer todos os componentes do sistema proposto e não apenas os resultados dos coletores medidos em laboratório.

Veja nossa seção de catálogos de fabricantes de energia solar

Como escolher um instalador?
Teoricamente, todo encanador profissional é capaz de instalar um aquecedor solar de água. Mas alguns receberam treinamento específico e possuem certificado de qualidade. Esta certificação deve ser exigida dos instaladores para que seus clientes possam se beneficiar com o auxílio público.

Porém, a experiência deve ser considerada, pois, é necessário complementar o conhecimento técnico com a experiência e investir nas ferramentas necessárias para trabalhar com eficácia. Existe uma diferença importante entre os métodos de trabalho de uma empresa que instala 5 sistemas solares de água por ano e outra que instala 50. Mas, em todo o caso, é melhor visitar uma instalação fornecida como referência por um instalador antes de fazer a encomenda.

Os instaladores geralmente estão vinculados aos sistemas que oferecem. Alguns fabricantes (ou distribuidores) oferecem um instalador autorizado para seus equipamentos e alguns instaladores têm instalações de fornecimento com um determinado fabricante.

Qual é o tamanho da instalação necessária?
A dimensão de um aquecedor solar de água para as necessidades de uma família não é uma ciência exata. Famílias holandesas, por exemplo, têm preferência por aquecedores solares de água de coletores de 2 m2 e famílias alemãs de 6 m2. Obviamente, o número de pessoas e o clima local são importantes, mas o tamanho de um aquecedor solar de água depende do raciocínio sobre sua finalidade.

Na Holanda, um aquecedor solar de água é usado principalmente para “pré-aquecer” água quente doméstica, é raro usar água “solar” sem suplemento. Assim, a instalação solar é calculada com as dimensões para garantir um ótimo desempenho e não produzir mais do que o necessário, mesmo no verão.

Na Alemanha, a escolha é diferente. A autonomia solar é procurada para os meses de verão e assim permitir que a caldeira pare. Em um caso hipotético, quando o tempo está bom no verão, o aquecedor solar de água produzirá um excedente de água quente, que será inevitavelmente perdido parcialmente.

Este raciocínio é sugerido: para uma família de 3 ou 4 pessoas no Sul: 4 m2 de coletores com tanque de 300 litros. A Norte: 6 m2 com cisterna de 300 litros ou 4 m2 com cisterna de 200 litros.

Esses sistemas provavelmente são considerados sobredimensionados, uma vez que parte da água quente produzida no verão não será consumida. Porém, será possível produzir 100% das necessidades (sem apoio) durante o meio do ano. Portanto, pode-se dizer que se usa água quente “solar”.

Para esse e qualquer outra solução de aquecimento de água, chame a Aquecedores RJ e compre na PROMOCAODEAQUECEDORES. Estamos prontos para te atender .

Para conserto de eletrodoméstico , chame a LOKAL RJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *